Você sabe diferenciar suas emoções de seus sentimentos?

Usualmente nos referimos às emoções e sentimentos como sinônimos, mas eles não são a mesma coisa.

As emoções são respostas orgânicas, intensas e de curta duração, ao passo que os sentimentos são um processo mental avaliativo e mais duradouro. Nossas emoções podem ser facilmente verificadas pelos outros, de acordo com nossas reações à determinadas situações, mas nossos sentimentos só podem ser acessíveis por nós mesmos.

Do ponto de vista fisiológico, nossas emoções expressam reações intensas do organismo, em resposta a determinado acontecimento. Esta reação foge ao controle do indivíduo, assim não pode ser premeditada, tampouco considerada intencional. Assim como as emoções positivas apresentam um propósito, as emoções que percebemos e utilizamos de modo negativo existem para nos impulsionar a mudar aquilo que não está bom ou que não está equilibrado.

Os sentimentos, por sua vez, constituem-se como uma resposta às emoções, um tipo de juízo sobre essas emoções. Imagine, por exemplo, que alguém ameaçador começa a correr atrás de você. Antes de tomar consciência do que está acontecendo, surge o medo (uma emoção). Depois, vem a consciência dos seus sentimentos e neste momento você entende que está assustado.

Como uma emoção desperta um sentimento, um sentimento pode gerar mais emoções semelhantes. Por isso, entender como você reage e se sente frente a cada tipo de emoção é essencial para saber como se recuperar ao passar por uma emoção ou sentimento negativos. Este processo de reconhecimento é fundamental para o nosso bem-estar e equilíbrio emocional.